[Mecânica] Sistemas de Progressão

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[Mecânica] Sistemas de Progressão

Mensagem por Narrador em Seg Dez 17, 2018 4:15 pm



Última edição por Narrador em Seg Dez 17, 2018 9:15 pm, editado 1 vez(es)
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Sistema de Progressão

Mensagem por Narrador em Seg Dez 17, 2018 4:20 pm


   

       
Sistema de Progressão

Dividido em partes que são independentes, mas também se completam em alguns casos, o sistema de progressão afeta uma área ampla do jogo. É uma ferramenta que regula o funcionamento da evolução do personagem e os aspectos que a acompanham. Para facilitar o entendimento, a progressão depende de alguns sistemas e engloba outros, ou melhor dizendo, compõem o Sistema de Progressão.

Concluídos
Relação Neutra
Dependente
Engloba

Sistema de Reclamação*
Ficha de Personagem*
Sistema de Narração d20*
Sistema de Ranking
Sistema de Exp e Nível*
Sistema de Poderes
Sistema de Recompensas
Para Modificar
Relação Neutra
Dependente
Engloba

--
--
--
--
--
--
Em construção
Relação Neutra
Dependente
Engloba

Sistema de Grupos de Elite
Sistema de DIY
--
--
Sistema de Missões
Sistema de Treinamento
Para fazer
Relação Neutra
Dependente
Engloba

Sistema de Missões
Sistema Monetário
Sistema de Mascotes
--
--
Sistema de Classificação

O Personagem evolui de duas formas paralelas que levam a ganhos distintos e têm pesos diferentes dentro da narração. Aqui nomeamos esses caminhos como Experiência e Desempenho.
  1. Experiência > Nível > Modificadores
  2. Desempenho > Ranking


O primeiro caminho tem impacto direto nas interações e na Narração d20. Isso se deve ao fato de que pontos de atributo são aplicados como modificadores na rolagem de dados. Esses pontos são ganhos em níveis específicos que devem ser atingidos pelo jogador. Alguns pontos ainda são dados aos personagens ao entrar em um Grupo de Elite, conforme o sistema da Narração d20.
Esses níveis são atingidos ao se conseguir uma quantidade mínima de experiência que, por sua vez, só pode ser adquirida em eventos e locais específicos. Os níveis também definem a HP e MP do personagem.
O segundo caminho implica diretamente na aquisição dos poderes ativos do seu personagem. Ele se baseia no desempenho do jogador em eventos e tópicos de relevância. Esses tópicos só surgem de formas pontuais e são devidamente acompanhados pela administração. A pontuação de desempenho vai se acumulando até que o mínimo necessário seja atingido e assim o ranking do jogador suba, desbloqueando novas habilidades ativas.

Ambos caminhos evoluem de forma paralela e são seguidos simultaneamente.

   

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Sistema de Experiência, Nivelamento e Treinamento

Mensagem por Narrador em Seg Dez 17, 2018 5:46 pm


   

       
Experiência

Semideuses adquirem experiência conforme aprimoram seu desempenho, treinando ou aplicando seus conhecimentos de forma prática no dia a dia. A experiência lhes permite expandir sua vitalidade (HP) e poder mágico (Energia), bem como lhes fornece aumento nos valores dos Modificadores (ver Sistema de Narração d20) quando estes são treinados. Com o tempo e esforço semideuses ficam mais fortes e poderosos, representando uma ameaça ainda maior. O perigo sempre espreita, então precisam estar preparados para um desafio sempre a altura.

Nivelamento

Os níveis indicam a evolução do semideus quanto às características pessoais, como vitalidade e poder mágico. Subindo de nível essas duas características sofrem aumentos e com o tempo há também o ganho de Pontos de Modificadores, O semideus evolui sempre que a quantidade requisitada de experiência é atingida. Ao subir de nível a experiência residual é considerada no progresso para o próximo nível.

Segue abaixo a tabela de experiência requerida para a passagem de cada nível, assim como o aumento de HP e Energia.

Nível
HP
Energia
Exp
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
100
150
200
250
300
350
400
450
500
550
600
650
700
750
800
850
900
950
1000
1050
1100
1150
1200
1250
1300
1350
1400
1450
1500
1550
1600
1650
1700
1750
1800
1850
1900
1950
2000
2050
2100
2150
2200
2250
2300
2350
2400
2450
2500
2550
2600
2650
2700
2750
2800
2850
2900
2950
3000
3050
100
150
200
250
300
350
400
450
500
550
600
650
700
750
800
850
900
950
1000
1050
1100
1150
1200
1250
1300
1350
1400
1450
1500
1550
1600
1650
1700
1750
1800
1850
1900
1950
2000
2050
2100
2150
2200
2250
2300
2350
2400
2450
2500
2550
2600
2650
2700
2750
2800
2850
2900
2950
3000
3050
100
150
200
250
300
350
400
450
500
550
600
650
700
750
800
850
900
950
1000
1050
1100
1150
1200
1250
1300
1350
1400
1450
1500
1550
1600
1650
1700
1750
1800
1850
1900
1950
2000
2050
2100
2150
2200
2250
2300
2350
2400
2450
2500
2550
2600
2650
2700
2750
2800
2850
2900
2950
3000
3050

Treinamento

Em breve...


   

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Sistema de Desempenho [PD]

Mensagem por Narrador em Seg Dez 17, 2018 6:03 pm


   

       
Desempenho

O Sistema de Desempenho [PD] mede a participação, envolvimento e desenvolvimento do personagem em tramas e eventos oficiais do fórum, sendo um semelhante da conhecida Exp, mais como um complemento dela. Diferente dos pontos de experiência, o desempenho que dirá em qual Classificação o semideus se encontra. Essa classificação por sua vez serve para definir que conjunto de habilidades (ver Poderes) o semideus poderá fazer uso, bem como a sua real posição como um jogador.

Classificação - Ranqueamento

A classificação por ranqueamento indica em que patamar o semideus se encontra. É calculada com base na pontuação de desempenho, obtida em tramas e eventos oficiais. Existem portanto 7 Rankings, sendo o menor deles chamado de Novato e o maior Mitológico. A hierarquia segue conforme a tabela abaixo (do menor para o maior), que relaciona a pontuação de desempenho necessária para a promoção para novo ranking.

Ao ser reclamado o semideus já será colocado no 7º Ranking, com zero pontos de Desempenho. Esses pontos são zerados sempre que o semideus é promovido.

Ranking - Classificação
Desempenho: Atual - Necessário
(7º) Novato
(6º) Aprendiz
(5º) Aventureiro
(4º) Mestre
(3º) Campeão
(2º) Herói
(1º) Mitológico
0 - 1.000
0 - 2.000
0 - 3.500
0 - 7.000
0 - 14.000
0 - 28.000
0 - 50.000
Ranking
Desempenho: Atual - Necessário
Não
Ranqueado
Jogadores recém reclamados começam com 0 e sobem ao atingir 100

7. Café com leite. 6. Tá ferrado. CORRE! 5. Sua espada ta cega. 4. Não aguenta nem um escudo. 3. Matador de Ciclopes -qq 2. ui Tá temido! 1. Abram passagem para o deus!


   



Última edição por Narrador em Ter Dez 18, 2018 5:09 pm, editado 1 vez(es)
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Sistema de Recompensas

Mensagem por Narrador em Seg Dez 17, 2018 7:05 pm


   

       
Recompensas

Há vários tipos de modalidade de postagem que se aplicam dentro do Sistema de Recompensas, confira a seguir:

Interação

Postagens consideradas como interação são todas aquelas que acontecem entre players ou dentro de uma área específica do Acampamento e que não possui uma função. Dessa forma pode haver interação entre personagens ou com o ambiente.
(Recompensas: 0 a 25 Exp por evento interativo, não por post)

Treinamento de Combate

Postagens de combate são aquelas consideradas como treinos, que servem para desenvolver alguma capacidade do personagem. Pode ou não possuir um combate real, como exemplo entre personagens ou monstros ocasionalmente encontrados, mas também pode ser um treino mágico ou de capacidade física. Esse tipo de postagem sempre gera perda de Energia e, as vezes, de HP.

(Recompensas: 0 a 250 Exp)
Links das áreas:

Missões (narradas)

Propostas com um objetivo, as missões são narradas pelo Narrador ou por algum deus, essas podem ser cumpridas individualmente ou em grupos, também podem possuir vários turnos ou ser One-Post.

(Recompensas: 0 a 400 Exp + 0 a 250 Dracmas + Possibilidade de Recompensa Extra + Nota)
Links das áreas:

Missões Especiais (narradas)

Missões encaminhadas para Grupos de Elite, geralmente são narradas pelo Narrador ou o deus encarregado do grupo. Essas missões visam cumprir objetivos específicos do grupo, dentro ou fora da trama.

(Recompensas: 50 a 400 Exp + 0 a 300 Dracmas + Possibilidade de Recompensa Extra + Nota)
Links das áreas:

DIY (auto-narrada)

DIY é um estilo de missão que é narrada sem a presença de um deus ou do narrador, ou seja, os próprios jogadores a constroem. A DIY pode ser individual ou em grupo, mas cada postagem funciona como uma One-Post. Os eventos devem ser bem descritos e relacionados entre si, caso seja feita em grupo, mantendo-se o nexo.

(Recompensa por post: 0 a 200 Exp
Recompensa geral: 0 a 1000 Dracmas + Possibilidade de Recompensa Buscada ou Relacionada + Nota)
Links das áreas:

Eventos Oficiais

Eventos Oficiais são criados em datas específicas ou em momentos de relevância para o fórum. Sua duração é curta, podendo ou não ser algo sazonal. Esses eventos costumam oferecer recompensas únicas e são ótimas para quem quer dar o boost no desenvolvimento do personagem, embora sua dificuldade normalmente seja elevada.

(Recompensas: 50 a 500 Exp + 0 a 500 Dracmas + Distribuição de Desempenho + Possibilidade de Encontrar Páginas + Nota)

Trama Global

É a história do que está acontecendo no mundo in game. Todos os personagens são envolvidos pelo contexto mesmo que não haja participação direta nessa, como por exemplo, o fórum está no ano de 2230, sendo assim nenhum personagem poderá postar em anos passados ou futuros, ao menos que haja um recurso narrativo para isso criado dentro da trama. As tramas são divididas em partes, como capítulos de uma grande história, e pode levar meses para acabar. Cada trama possui as próprias regras, mas geralmente não é obrigatório que se participe de todas as partes destas.

(Recompensas: Regra de Premiação + Distribuição de Desempenho + Possibilidade de Encontrar Páginas)
Links das áreas:

Recuperação

São postagens com o intuito de recuperar pontos de HP ou Energia. A recuperação de HP se dá unicamente por postagens na Enfermaria, local onde também é possível recuperar Energia. Já os pontos de Energia podem ser recuperados ao se alimentar no Refeitório ou descansar no chalé, de acordo com a quantia que se perdeu. Caso o personagem esteja muito debilitado ele não conseguirá recuperar pontos de Energia nesses dois outros locais, sendo sua única alternativa a Enfermaria.

(Recompensas: 0% a 100% da recuperação da Energia e/ou HP)
Links das áreas:

________________________________________________________________________

Tipos de Recompensas

Há diversos tipos de recompensas, que variam conforme o tipo de postagem ou evento.

Experiência

Pontos de Experiência são ganhos ao postar em áreas ativas e sua quantidade varia conforme a natureza da postagem e servem para o personagem passar de um nível para o outro, se desenvolvendo em alguns aspectos conforme evolui.

Dracmas

São moedas gregas de ouro, utilizado por semideuses e todos que compõem o mundo mitológico. São ganhas em missões, tramas e eventos, podendo ser utilizadas para comprar materiais, armas, negociações em geral ou subornar alguém. O dracma vale 100 moedas do tempo atual.

HP e Energia

HP são pontos de vida, o limite desses aumenta conforme se evolui de nível. Quando o personagem fica com 5 pontos de HP ele desmaia e, caso esteja ferido, perde 1 ponto por turno até ser estabilizado. Ao zerar a barra de HP o personagem morre.
Energia são pontos que também são chamados de Mana ou MP, é a energia física e mágica do personagem, ao evoluir de nível o limite de pontos de Energia aumenta. A perda gradual desses pontos leva a sensação de cansaço. Ao zerar a barra de Energia o personagem desmaia e começa a perder pontos de vida por cada turno até ser tratado.

Nota

As notas são dadas em alguns tipos de eventos e correspondem à qualidade da narração do jogador perante o ponto de vista do narrador. São dadas conforme um sistema alfabético. Essas notas têm como função medir a qualidade de postagem do jogador.

S
A
B
C
D
E
F
Perfeito
Excelente
Muito Bom
Satisfatório
Mediano
Fraco
Péssimo

Distribuição de Pontos de Desempenho

O desempenho é calculado da seguinte forma:
Para Eventos Oficiais - pontuação de 0 a 20 (só números inteiros)
Para cada Fase da Trama Global - pontuação de 0 a 50 (só números inteiros)

  1. Ao final do evento, ou etapa da trama, o narrador define uma pontuação (conforme o tipo de evento) com base na participação do player no evento.
  2. Essa pontuação é multiplicada pelo nível do jogador.
  3. O resultado é considerado a pontuação de desempenho.

Ex. de Evento Oficial: 15 pts x lvl 10 = 150 Pontos de Desempenho (PD)
Ex. de Fase da Trama: 40 pts x lvl 10 = 400 Pontos de Desempenho (PD)

Páginas

Os grimórios dos semideuses possuem uma quantidade de página limitada que são liberadas de acordo com o ranking do mesmo. No entanto, em Tramas e Eventos existe a possibilidade do semideus encontrar páginas, para qual poderá criar um poder e adicionar na sessão de Páginas Extras do seu Grimório. São extremamente raras.


   

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